fbpx
2023

ADEUS EU 2022… FELIZ EU 2023… uma breve reflexão

Chegou 2023 e mais um ano termina

O tempo passou, novamente. O tempo. Inexorável tempo. Totalmente democrático. Passa igualmente para todos. Vinte e quatro horas é a duração de um dia, para toda e qualquer pessoa. Não há nada mais democrático.

Uma coisa que a envelhescência nos ensina é que o tempo é nosso maior capital e o único bem irrecuperável. Todo o restante podemos recuperar. Menos o tempo. O minuto que passou, passou. Não volta mais.

O que você está fazendo com seu tempo?

 

2022 – O velho EU – quem você era?

Quem você foi em 2022? Costumamos nos perguntar o que fizemos, o que produzimos… é importante, sem dúvida. Mas te pergunto: quem você era no início de 2022 e quem você é agora?

Se tornou uma pessoa mais tolerante, mais generosa, mais amável, mais grata? O que fez pela sua saúde (física, mental, emocional, energética e espiritual)? Do que você se orgulha?

Agora sim: o que você fez em 2022? O que você leu? O que assistiu? Com quem conviveu (lembra, você é a média das 5 pessoas com quem mais convive)? Que cursos você fez? Como contribuiu com sua família, sua sociedade, com o mundo, com quem você é?

Geralmente fazemos uma retrospectiva do ano para planejarmos o próximo. Ou você é da turma do “deixa a vida me levar”, e segue sem rumo, sem nenhum planejamento (lembre-se: “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”)?

Faça a sua avaliação.

 

Em que você se transformou, neste um ano de oportunidades?

Você considerou cada problema, cada fato, cada falha, cada erro, cada perda, cada vitória, como uma grande oportunidade de aprendizado, de crescimento, ou preferiu atribuir tudo à sorte ou ao azar e ficar se lastimando?

Você ainda continua responsabilizando os outros (marido, esposa, filhos, pais, chefes, Deus) ou as circunstâncias (o governo, a crise, a pandemia, a inflação) por tudo que lhe acontece ou já assumiu 100% de responsabilidade?

Em uma de suas últimas conferências, pouco antes de morrer, o escritor inglês Aldous Husley, autor de Admirável Mundo Novo, contou que as pessoas sempre perguntavam qual era a técnica mais eficaz para transformar sua vida. “É meio constrangedor”, revelou ele, “que, depois de anos e anos de pesquisa, eu tenha de dizer que a melhor resposta é: seja um pouco mais gentil”.

 

Ser mais gentil: receita para transformação pessoal em 2023 – simples, não é mesmo?

Será que é tão simples assim? Nem tanto.

Eu te pergunto: você sabe como reagir quando alguém lhe faz uma gentileza, ou lhe dá um sorriso, assim, do nada?

Hoje temos protocolos operacionais para tudo – como devemos agir quando assaltados, quando assediados, quando discriminados… sempre focando em algo negativo que possa nos acontecer. E é lógico que acabamos atraindo fatos e acontecimentos negativos para nossas vidas.

Porém, quando alguém simplesmente para ao nosso lado no semáforo e nos sorri, não sabemos como reagir. Provavelmente fecharemos o vidro (caso já não esteja fechado), fingiremos que não vimos, pois afinal, a pessoa pode estar com segundas intenções.

É ou não é verdade?

Leila Ferreira cita em seu livro “A arte de ser leve” que quando um candidato a uma vaga é entrevistado, ele precisa estar preparado para responder a dezenas de perguntas padronizadas, todas referentes a situações-problemas que poderá enfrentar na empresa (novamente o foco no negativo) – mas nunca ouvimos falar de um entrevistador que pedisse a um candidato para citar um exemplo de uma situação que ele tenha resolvido com bom humor e leveza.

 

Como é conviver com você o dia todo?

Queremos muito sermos reconhecidos: seja como mães, pais, esposas, maridos, filhos, profissionais, etc. Mas como podemos ser Reconhecidos se antes não formos Conhecidos? Você se conhece? Você se reconhece quando é grosseiro com alguém? Quando procrastina mais uma vez? Quando não sabe para onde está indo (seu propósito)?

Que porcentagem do seu dia você é você mesma e quanto você representa a persona que construiu? Consegue, em algum momento, deixar suas máscaras?

Você vive ou sobrevive? Você é protagonista ou coadjuvante de sua vida?

 

Conhece o conceito de Modelagem?

Um preceito da neurolinguística é que se alguém conseguiu algo, qualquer um consegue. Este conceito se chama modelagem.

Até meus 50 anos, mais ou menos, eu apenas sobrevivia. Fazendo o que amava, é verdade, mas no modo “sobrevivência”, “piloto automático”. Cuidando de tudo e de todos. E me esforçando muito para ser “perfeita”. A típica “boazinha”, “mulher multitarefas”. Trabalhando “duro” para pagar contas.

E acredite ou não, eu me orgulhava disso. Até que bateu a crise de identidade: me aposentei e todos que eu “cuidava” (até então eu não sabia que não só cuidava, mas “controlava”) não precisavam mais de mim: ou tinham morrido ou tinham crescido.

E agora, quem eu era? Foi por meio do autoconhecimento que consegui encerrar um ciclo de controle, hipervigilância, de ser hiperprestativa para ser necessária e me sentir importante e iniciar uma nova vida: de realizações, autonomia, independência (em todos os sentidos), liberdade, prosperidade, saúde.

E descobri um novo propósito: ajudar outras pessoas 50+ a fazerem o mesmo – daí nasceu a Canguru DH.

 

2023 – o novo Eu – quem você quer ser?

Finalizando esta reflexão, deixo esta pergunta: quem você quer ser no final de 2023? Que mudanças quer ter realizado em SUA vida interior?

Nós, da Canguru DH, desejamos-lhe um 2023 extraordinário, de muitas auto descobertas, auto reconhecimentos, auto realizações, auto estima, auto responsabilidade e acima de tudo, autoconhecimento.

Muita Paz e Luz!!

Namastê

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também de:

idosos

Idosos são todos iguais????

Se você observar um grupo de crianças pequenas da mesma idade, verá que são muito parecidas – todas na mesma fase do desenvolvimento: engatinhando, começando

Read More »

Assine e acompanhe nossos conteúdos

Pronto para a Mudança?