fbpx
aposentadoria

50 anos e aposentadoria – Mitos e verdades

Se, para os jovens, a aposentadoria é um sonho cada vez mais distante de conquistar, para quem já trabalhou e contribuiu com o INSS por tempo suficiente está na hora de colocar o pé no freio e começar a aproveitar o tão merecido descanso. Mas será, que todo mundo que se aposenta quer “descansar”? Será que para muitos não é o começo de “viver” plenamente?

 

É nesse momento que os mitos sobre a vida de aposentado podem aparecer, tornando essa a tomada de decisão mais difícil.

 

Então, se você já cumpriu ou está prestes a cumprir com os requisitos necessários, mas ainda não sabe, ao certo, o que fará da sua vida, este artigo foi feito para você!

 

Saiba quais são os 5 principais mitos sobre a aposentadoria:

 

1.Quem trabalha a vida inteira adoece quando se aposenta 

“Você trabalhou a vida inteira. Se ficar em casa, sem fazer nada, vai entrar em depressão e morrer” — com certeza, você já ouviu algo parecido com isso.

 

Esta é uma crença, que como todas, se você acreditar que é isto que acontecerá, assim será. Porém, não precisa ser assim, desde que você tenha um projeto de vida para esta nova fase.

 

No entanto, a sensação constante de não ter um propósito na vida pode, sim, levar à depressão ou aos vícios, como alcoolismo, tabagismo ou compulsão alimentar.

 

Ainda assim, não podemos reduzir a produtividade apenas ao fato de estar, ou não, trabalhando, como se a única função de nossas vidas fosse trabalhar até morrer, sem, ao menos, poder aproveitar um pouco do que construímos ao longo de tantos anos.

 

Mas o que é “aproveitar a vida”? Com certeza a resposta será diferente para cada um de vocês que me leem neste momento. Para mim, aproveitar a vida era fazer finalmente algo por mim, realizar o sonho de escrever, ajudar pessoas a se transformarem, ler muito, viajar, sair com amigos, fazer um trabalho voluntário, tudo isso sendo dona do meu tempo, organizando minha agenda como eu desejasse. Também significava poder curtir minha nova vida como avó. E tem sido tudo isso que tenho feito.

 

Na verdade, o aposentado pode ficar em casa e continuar sendo produtivo para a família, para a sociedade e para si próprio. São diversas as atividades e benefícios que a aposentadoria traz para as nossas vidas.

 

Veja apenas algumas das opções:

  • Fazer uma nova faculdade;
  • Viajar com a família, ou em excursões;
  • Conhecer novas pessoas;
  • Fazer uma atividade física;
  • Repassar os seus conhecimentos;
  • Dançar;
  • Fazer cursos;
  • Ser voluntário em alguma causa que lhe interesse.

 

Não é à toa que vários especialistas indicam essa idade como a melhor para se viver. Mas isto só é verdadeiro se você de fato conseguir sair do piloto automático e fazer escolhas verdadeiras.

 

Geralmente, seus filhos já estão grandes e independentes nessa fase — e isto depende mais de você do que deles – em muitos casos, já até te deram netos.

 

Além disso, a medicina está cada vez mais moderna, ampliando a expectativa de vida do brasileiro até os 75,5 anos de idade ou mais. Portanto, você tem 2 ou 3 ou quem sabe 4 décadas ainda para viver. O que vai fazer neste tempo todo?

 

Portanto, você não precisa adoecer ao se desligar do trabalho.

 

Lembre-se de que esse é um momento em que você terá o item mais valioso de todos: o Tempo.

 

Então, faça bom uso dele!

 

2. Quem se aposenta não pode mais trabalhar

Realmente, muitas pessoas acham que, só porque pediram a aposentadoria, não podem mais trabalhar — ledo engano.

 

Inclusive, de acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Mercer, 49% dos entrevistados continuam a trabalhar mesmo após se aposentar.

 

A concessão do benefício pelo INSS não obriga o seu empregador a te demitir, e nada muda no contrato de trabalho que estiver em vigor.

 

Logo, se a sua aposentadoria é por tempo de contribuição ou idade, você pode continuar trabalhando normalmente, no mesmo emprego ou em qualquer outra atividade que preferir.

 

Dessa forma, se você decidir continuar trabalhando por desejo ou necessidade, esta é uma decisão que só cabe a você.

 

O que temos visto com muita frequência é os aposentados buscarem um novo trabalho, como uma nova oportunidade de fazer algo por si só, pela primeira vez, provavelmente. É o momento de escolher fazer algo que lhe dê muito prazer, que o realize pessoal e profissionalmente.

 

Mesmo para aqueles que se prepararam financeiramente para se aposentar e não precisariam mais trabalhar, tem isto como um propósito de vida.

 

3. Aposentando, não se tem mais tempo para empreender

Se você se aposentou e está cansado de encarar o trânsito, bater ponto, ter um chefe e pressões por metas, não se sentir valorizados, e outras coisas que fazem parte da rotina de um trabalho formal, mas se sente cheio de saúde, vigor e vontade de fazer coisas novas, você pode ser mais um empreendedor.

 

Algumas pesquisas indicam até que, cada vez mais, os aposentados chegam à idade dos 50+ com boa saúde, e completamente aptos a continuar sendo produtivos.

 

Por causa disso, o número de brasileiros empreendendo com idades entre 55 e 64 anos tem crescido ano após ano.

 

Especialistas dizem que esse sucesso dos idosos no empreendedorismo se deve ao “CHA”:

  • Conhecimento (ter o saber);
  • Habilidades (saber como fazer);
  • Atitude (querer fazer).

 

Afinal, nesta idade, se você cuidou de sua saúde física, emocional, mental, energética e espiritual, você deverá estar no auge de sua produtividade, maturidade, sabedoria e capacidade de tomar decisões.

 

Você pode fazer o que desejar fazer. Muitas pessoas começaram um novo negócio após os 50 anos (assim como eu).

 

4. Quem não faz nenhuma poupança não consegue viver apenas da aposentadoria

Um dos maiores medos que surgem ao seu aposentar é o de não conseguir manter o padrão de vida apenas com o benefício do INSS.

 

O ideal seria que nos preparássemos, no segundo terço da vida (dos 30 aos 60 anos), para o último terço (dos 60 aos 90 anos). Mas sabemos que isso, nem sempre, é possível. Geralmente nesta fase ainda estamos “sobrevivendo”, como foi o meu caso.

 

Eu apenas “despertei” da inconsciência de apenas fazer, fazer, fazer, no piloto automático, após os 50 anos, quando comecei a buscar o autoconhecimento, de diferentes formas.

 

Infelizmente a maioria das pessoas só despertam nesta fase. Mas isso não é regra. Nós, da Canguru, por exemplo, trabalhamos firmemente no propósito de ajudar as pessoas a transformarem suas vidas muito antes disso.

5. A aposentadoria pode abalar o casamento

Quando se tem um parceiro ao longo de sua vida, há uma expectativa de finalmente se aposentar e envelhecer ao lado dessa pessoa, curtindo cada momento e renovando os votos de amor feitos na juventude.

 

Mas infelizmente, todo casal aposentado tem o risco de sofrer da “Retired Husband Syndrome” (ou síndrome do marido aposentado), detectada num estudo da Bowling Green State University nos Estados Unidos.

 

De acordo com a pesquisa, muitas pessoas não se acostumam a viver 24 horas por dia, sete dias por semana, ao lado do companheiro e isso causa problemas no relacionamento e até divórcio.

 

Mas é claro que isto não precisa ser uma regra para todos os casais. É importante que, antes de se aposentar, vocês dois façam planos para esta nova fase da vida, respeitando a individualidade de cada um. Seria interessante que os dois encontrassem hobbies e realizassem atividades para preencher o tempo livre individualmente ou com amigos, para valorizar seus próprios interesses e ter mais o que compartilhar nos momentos a sós com o companheiro.

 

6. “A aposentadoria significa o fim da vida”

Após os quatro itens listados acima, parece repetitivo falar disso aqui, mas não é.

 

Afinal, a sociedade faz toda uma “construção” para relacionar a aposentadoria à velhice — e a velhice, por sua vez, a algo ruim, como temos refletido exaustivamente em nossas redes sociais.

 

Então, não caia nessa. Encare a aposentadoria como uma renovação, um livro com cheiro de novo, cheio de páginas em branco esperando para que você as complete. Lembre-se, só você deve decidir como quer viver as próximas décadas de sua vida.

 

Se a insegurança bater, se inspire nos exemplos positivos que enchem a internet, e saia por aí colocando em prática aquela lista de coisas que você nunca fez por sempre ter muitas responsabilidades sob os seus ombros.

 

Você pode correr uma maratona, ou saltar de paraquedas.

 

Seja o que for, lembre-se: o importante é aproveitar todas as fases da sua vida!

 

Enfim, sabemos que você já deve ter ouvido centenas de outros mitos sobre a vida de aposentado, e mesmo assim está em busca de quem você verdadeiramente é e deseja ser!

 

Fontes:

https://www.jornalcontabil.com.br/vida-de-aposentado-o-que-e-verdade-e-o-que-e-mito/

https://www.fundacaosanepar.com.br/?q=blog/7-fatos-que-ningu%C3%A9m-conta-sobre-se-aposentar

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também de:

idosos

Idosos são todos iguais????

Se você observar um grupo de crianças pequenas da mesma idade, verá que são muito parecidas – todas na mesma fase do desenvolvimento: engatinhando, começando

Read More »

Assine e acompanhe nossos conteúdos

Pronto para a Mudança?