fbpx
religiosidade x espiritualidade

Religiosidade X Espiritualidade

Sabemos que falar de religiosidade x espiritualidade é complicado, pois é um assunto polêmico, mas nossa intenção aqui é fazer uma reflexão, e em hipótese alguma dizer o que é certo ou errado, bom ou mal.

Você se considera uma pessoa religiosa? Religioso é o que frequente uma determinada “igreja” (ou templo), conhece e cumpre seus preceitos ou dogmas. Como os católicos, as diversas igrejas evangélicas, os espíritas, budistas, etc.

 

Religião: uma herança de família?

A pessoa religiosa não necessariamente acredita ou concorda, e muitas vezes nem conhece profundamente as raízes e conceitos de sua religião. Geralmente é uma “herança” de família. Você foi “criado” naquela religião, e continuou seguindo-a, ou ao menos a seus dogmas e tradições – muitas vezes sem nem saber porque.

Nem todos os religiosos são espiritualistas.

 

Já vimos o que é religiosidade, mas e a espiritualidade?

E o que é espiritualidade? Poderíamos defini-la como uma transcendência do humano para o divino. É uma consciência da divindade em si. Todos nascemos divinos, e com o ato de nos humanizarmos, vamos nos distanciando desta Essência.

Alguns dicionários colocam espiritualidade como sinônimo de religiosidade intensa. Mas não é assim que entendemos.

 

Preconceitos e regras

As religiões, de modo geral, são cheias de preconceitos e regras, que não raramente, nos afastam do Deus Amor, do Deus Misericórdia. Crescemos na religião católica, também éramos cheia de conceitos, preconceitos e julgamentos a respeito de outras religiões.

Também não raramente, as religiões embutem um número imenso de culpas em cada um de nós.

Temos acompanhado pessoas que estão em um processo de despertar lindo, mas de repente travam, por crenças de que não podem, não merecem progredir, enriquecer, ter sucesso, que não merecem ser felizes, e várias outras crenças. A maioria delas ligada à sua criação dentro de uma religião.

Sem contar as muitas vaidades e brigas por poder dentro da maioria das religiões.

 

Religiosidade X espiritualidade na jornada do nosso autoconhecimento

Quanto mais caminhamos nesta jornada de autoconhecimento, mais nos conectamos com este Criador e mais nos distanciamos da religião. Hoje nós da Canguru – Desenvolvimento Humano nos consideramos pessoas muito mais espiritualizada do que quando éramos católicas praticantes.

Não temos dúvida de que  a nossa formação dentro de uma religião é fundamental para a formação do nosso caráter e de quem somos hoje. Mas também ela limita ou atrasa em muito o nosso despertar de consciência.

 

Medos e culpas devido aos dogmas religiosos

Então resolvemos escrever isto hoje pois, como dissemos, na Canguru Desenvolvimento Humano temos atendido várias pessoas que, apesar de seus 60 anos ou mais, sofrem por medo e/ou culpa devido aos dogmas religiosos. E vemos ainda muita exclusão e julgamento dentro de famílias, devido aos preceitos religiosos. E isto nos deixa muito triste.

Não estamos aqui fazendo uma apologia contra as religiões e nem dizendo que somos dona da verdade (longe disso). O que pretendemos é leva-lo a uma reflexão sobre a verdadeira espiritualidade.

 

Busque as respostas dentro de você

Como dizem na Kabbalah, não acredite em nada do que estou dizendo, mas procure, pesquise, busque respostas. Elas estão dentro de você. Assim como o Criador. Ele não está em nenhum templo. Está em você. Ele não te julga, não te condena. Ele simplesmente te ama. Assim como você é.

Por isso, conecte-se com o seu Divino (seja lá o nome que você lhe der). Tenha suas práticas espirituais. Respeite todas as religiões. Limpe suas memórias, deixe seu Ego de lado, ouça as inspirações que vêm do seu coração, pois é lá que Ele habita

 

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também de:

idosos

Idosos são todos iguais????

Se você observar um grupo de crianças pequenas da mesma idade, verá que são muito parecidas – todas na mesma fase do desenvolvimento: engatinhando, começando

Read More »

Assine e acompanhe nossos conteúdos

Pronto para a Mudança?