fbpx
autoconhecimento na prática

Autoconhecimento na prática

O que é autoconhecimento?

O autoconhecimento ou conhecimento de si é a investigação de si mesmo. Ele envolve o uso da autoconsciência e o desenvolvimento da autoimagem.

Segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo.

O autoconhecimento é a capacidade que temos de entender nossa personalidade e o que motiva as emoções que sentimos. Conhecer a si mesmo possibilita prever como reagir a determinadas situações, interpretando os sinais que a mente nos dá, para assim, quebrar padrões de comportamento destrutivos e elaborar novas formas vantajosas de viver a vida.

Por que se autoconhecer?

A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independentemente de serem positivas ou não. Tal controle emocional provocado pelo autoconhecimento pode evitar sentimentos de baixa autoestima, inquietude, frustração, ansiedade, instabilidade emocional e outros, atuando como importante exercício de bem-estar e ocasionando resoluções produtivas e conscientes acerca de seus variados problemas.

Descobrindo os sintomas para mudar nosso padrão vibratório

Geralmente vivemos eliminando sintomas. E eles continuam se repetindo, ou apenas se modificando. Ao nos conhecermos, descobrimos a raiz dos sintomas, o motivo pelo qual fazemos o que fazemos, e podemos mudar nosso padrão vibratório e, consequentemente, atrair mais saúde, bem estar e relacionamentos mais saudáveis.

Colocando limites, se amando e respeitando a si próprio

Quem conhece a si mesmo também é capaz de respeitar os próprios limites, delimitando o que gosta ou não. A pessoa que se conhece passa a não se preocupar mais em fazer coisas para agradar a outros, ou para ser aprovada e amada. Pois ela se ama como é. Portanto, também é capaz de colocar limites aos outros.

Além de ter um melhor convívio consigo mesmo, a pessoa que se conhece também aprimora seus relacionamentos interpessoais.

Autoconhecimento é filosofia?

Algumas pessoas pensam que tudo isso é “balela”, modismo, afinal, todo mundo fala de autoconhecimento. E fala, fala, fala. Para começar, não queremos dizer que filosofar é falar por falar, ficar “jogando ideia fora”, como muitos pensam.

Mas a maioria das pessoas acredita que filosofar é teorizar e não colocar nada em prática. É ficar no mundo das ideias. Muito pelo contrário, aqui vamos mostrar como colocar o autoconhecimento na prática.

E o que é filosofia?

Buscando a origem grega desta palavra, Filo (Amor) – Sofos (Sabedoria), chegou-se ao conceito de “Amor à Sabedoria” ou “Busca pela Sabedoria”. Então, fazer Filosofia é amar e buscar a Sabedoria.

E o que é essa tal de sabedoria?

Não é apenas saber muitas coisas. Não é um conjunto de conhecimentos intelectuais, pouco aplicáveis à vida diária. Sabedoria poderia ser traduzida como “Saber Viver”. E, então, Sábio seria um Mestre na Arte de Viver.

A Vida, seu objetivo, o Viver de verdade, com “V” maiúsculo, o Viver Bem é o que distinguia estes grandes Sábios e Mestres da História que deixaram um legado tão profundo e belo à Humanidade.

Mas qual a relação de filosofia, sabedoria e autoconhecimento?

Se autoconhecimento é a investigação de nós mesmos, é aprender a controlar nossas emoções, parar de reagir, conhecer nosso propósito de vida, isso exige dedicação e estudo, concorda? É uma jornada com data apenas para começar.

Para iniciar esta jornada, é preciso amar a verdade, querer conhecer-se verdadeiramente, sem medo do que vai encontrar. É tirar as máscaras, uma a uma, olhar para as sombras, até chegar ao Self, como diria Jung.

Isso é pura filosofia – uma busca pela sabedoria, que nada mais é do que saber viver. Então, quem se conhece, está no caminho para se tornar um Mestre de Si Mesmo na arte de viver.

Ah, então é isso, mas….. e o autoconhecimento na prática?

Pode-se buscar o autoconhecimento a partir de vários lugares. Cada pessoa tem seu caminho. O importante é dar o primeiro passo: querer se conhecer.

Você precisará, entre outras coisas, conhecer seus defeitos e qualidades, seus valores pessoais e conhecer e se reconciliar com sua criança interior.

Nosso principal inimigo geralmente é nossa mente. Pois ela mente. Nosso cérebro aprendeu várias formas de sobreviver, quando éramos crianças, criando nossos sabotadores.

Agora ela (a mente) precisa ser informada que não precisa mais dos sabotadores e você terá que assumir o controle sobre seus pensamentos.

Por onde começar a colocar o autoconhecimento na prática?

Uma ótima forma de começar é a meditação. A terapia também pode ser útil em determinados momentos, assim como a constelação familiar.

Existem várias ferramentas e técnicas que poderão lhe ajudar a descobrir tudo isso dentro de você. A Programação Neurolinguística nos ensina que tudo que precisamos está dentro de nós. Só precisamos que alguém nos guia até esta caverna escura.

Assumindo a auto responsabilidade

Temos a tendência, a cultura, de nos sentirmos vítimas: de nossos pais, professores, situação do país, doenças, crises econômicas, etc…

O autoconhecimento deve estar associado, desde o princípio, à auto responsabilidade – você deve assumir 100% de responsabilidade por tudo que lhe acontece. E desta forma assumir a direção de sua vida.

Como fazer isso? Também existem várias formas, e uma das melhores, que conhecemos e utilizamos, é o Ho’oponopono.

Conquistando a liberdade por meio do autoconhecimento

Como dissemos, o autoconhecimento só tem data para começar. Comemore esta data, pois ficará na sua história. Em cada passo desta jornada, com cada técnica aprendida, com cada responsabilidade assumida, você se sentirá cada vez mais livre.

Terá mais clareza de quem você é e de onde quer chegar. E a vida terá muito mais sentido e será muito mais leve. Você finalmente poderá abrir mão de controlar tudo e todos, de ficar esperando que as pessoas ou as circunstâncias à sua volta mudem para você ser feliz ou ter saúde.

Pronto para colocar o autoconhecimento na prática?

Nós estamos. Como dizem, “se você der o primeiro passo, o Universo coloca o chão embaixo”!

Que passo você vai dar?

Por isso aqui falamos de autoconhecimento como algo muito prático, como pode mudar sua vida e que depende apenas de você.

 

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também de:

idosos

Idosos são todos iguais????

Se você observar um grupo de crianças pequenas da mesma idade, verá que são muito parecidas – todas na mesma fase do desenvolvimento: engatinhando, começando

Read More »

Assine e acompanhe nossos conteúdos

Pronto para a Mudança?