fbpx
curva da felicidade que mostra a felicidade das pessoas com 50 anos para cima

Como ser feliz em todas as idades e não só após os 50 anos?

Depois dos 50 anos a felicidade aumenta e persiste!

Quem garante isso é o economista David Blanchflower, professor da universidade Dartmouth College, nos EUA, e ex-membro do Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra.

Responsável por uma ampla pesquisa realizada em 134 países, inclusive o Brasil, Blanchflower diz que existe sim a “curva da felicidade”. Esse estudo foi publicado recentemente pelo Escritório Nacional de Pesquisa Econômica dos EUA. 

CURVA DA FELICIDADE – A CHEGADA AOS 50 ANOS A FELICIDADE É MAIOR

A pesquisa aponta que a felicidade é mais presente na altura dos 20 anos, quando tudo é novidade. Com as preocupações da vida adulta e as frustrações que sempre acontecem, a felicidade fica reduzida por volta dos 40/48 anos. Mas é muito bom saber que depois disso, na chegada aos 50 + a felicidade é maior e mais completa.

Depois de entrevistar especialistas na área de diferentes disciplinas, o autor detectou que nosso cérebro passa por mudanças à medida que a idade aumenta. É quando as ambições diminuem e aumenta a necessidade de conexões pessoais.

A curva da felicidade é um padrão médio, não é uma regra. A pesquisa foi ampla e séria, mas o resultado não é uma camisa de força. Idade não é condenação! É que individualmente cada um de nós é o principal responsável pela nossa felicidade. E a qualquer momento as coisas podem melhorar.

VOCÊ É 100% RESPONSÁVEL POR TUDO QUE LHE ACONTECE

À medida em que cada um toma consciência, independentemente da idade, de que “o outro” ou “as circunstâncias” não são responsáveis por sua felicidade e que você é 100% responsável por tudo que lhe acontece, tudo pode mudar.

Você toma a direção de sua vida em suas mãos e para de querer agradar todo mundo e a desejar ser aprovado o tempo todo. Esta é a grande diferença, é a chave que nos tira do modo sobrevivência para o modo viver e viver plenamente. São estas as principais características identificadas na pesquisa, das pessoas acima de 50 anos.

Vale destacar também que as pessoas mais otimistas vivem mais.

10 DICAS PARA SER FELIZ, ANTES E DEPOIS DOS 50 ANOS

A Antropóloga, escritora e colunista Mirian Goldenberg estuda a curva da felicidade na realidade brasileira e destaca 10 dicas para ser feliz, antes e depois dos 50 anos. Nós acrescentamos algo de nossos estudos à estas dicas.

  1. Ter um projeto de vida. Existem estudos demonstrando que ter uma vida com significado, com propósito, nos permite viver bastante e com saúde, com leveza e felicidade.
  2. Amigos. É fundamental nos cercarmos de verdadeiros amigos.
  3. Delete os vampiros emocionais. Afaste-se daquelas pessoas que só te criticam, te invejam, te colocam pra baixo o tempo todo.
  4. Faxina existencial. É o famosos destralhamento, tanto físico – retirando tudo aquilo que já não nos serve mais em nossa casa, assim como os vampiros emocionais. Lembre-se: você é a média das 5 pessoas com quem você mais convive.
  5. Dizer não. Não é não e é não.
  6. Rir mais. Não levar tudo tão a sério. Errar faz parte do crescimento. E está tudo bem. Divirta-se mais com você mesmo.
  7. Mude o foco. O tempo que você usa só para agradar os outros, para cuidar dos outros, coloque em cuidar de você e se agradar. Lembra da história do avião: Em quem devemos colocar a máscara primeiro?
  8. Foque no que te faz feliz. Em vez de focar no que “te falta” para ser feliz (o carro do ano, perder 10 kg, a cara metade, etc), foque no que faz você realmente feliz no seu dia a dia, naquilo que você já tem.
  9. Não se compare com ninguém. Por que o outro tem tudo que você não tem? A comparação é muito negativa, pois só produz frustração, infelicidade e sensação de fracasso. Em vez de se comparar, busque ser a melhor versão de si mesmo.
  10. Seja grato. Agradeça pela vida, por todos os dias. Inclusive por aquilo que não é tão bom, pois com certeza é uma forma que a vida encontrou de te ensinar a ser uma versão melhor do que a de ontem.

 

E aí, pronto para ser feliz neste exato momento? Comece agora, dê o primeiro passo em direção ao autoconhecimento e tudo o mais virá por acréscimo!!

 

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também de:

idosos

Idosos são todos iguais????

Se você observar um grupo de crianças pequenas da mesma idade, verá que são muito parecidas – todas na mesma fase do desenvolvimento: engatinhando, começando

Read More »

Assine e acompanhe nossos conteúdos

Pronto para a Mudança?