fbpx
seres vivos (macaco no computador)

Como você se diferencia dos outros seres vivos?

O que define um ser vivo? Autopreservação e preservação da espécie. Lhe convido a fazer uma reflexão sobre estes dois tópicos.

 

Você apenas sobrevive?

Pense um pouco. O que você faz hoje, suas metas, objetivos, sonhos, são apenas no sentido da sobreviver?

Muitas pessoas talvez nem percebam, pois estão a tanto tempo no piloto automático, que nem notam que estão apenas sobrevivendo. Fazem todos os dias a mesma coisa, com a única motivação de pagar as contas no final do mês, de esperar o final de semana, as férias ou a aposentadoria.

 

Que perguntas você faz a você?

Você se pergunta: o que vou comer hoje? O que vou comprar? O que vou fazer?

Ou se pergunta: o que eu desejo? Quem eu sou? Qual meu propósito de vida? Como posso servir?

Quando você parar de se perguntar “o que posso obter com isso” e passar a se perguntar “como posso contribuir com isso”, você estará se comportando como um “ser humano”.

 

As virtudes

Um ser humano se diferencia dos outros seres vivos pelas virtudes como generosidade, compaixão e empatia. Como você tem desenvolvido estas virtudes?

Seu propósito de vida está alinhado com estas virtudes? Ou você só quer ganhar, produzir, consumir, ter?

Olhe para as metas que planejou para 2021: qual verbo predomina? Ter ou ser?

 

“Pra baixo todo santo ajuda”

Conhece esta expressão?

Quando falamos em autodesenvolvimento ela também se aplica. Nada na vida pode ficar estagnado – senão apodrece e morre. Então ou estamos caminhando para cima ou para baixo.

Para subirmos, ou evoluirmos como seres humanos, temos que fazer algum esforço. Assim como quando queremos subir uma escada, ou escalar uma montanha. Quando ficamos em uma zona de conforto, estamos descendo, pois não exige esforço.

O que você está fazendo para se desenvolver como ser humano?

 

Preservação da espécie

Vamos ao segundo tópico – preservação da espécie.

Os animais não humanos se relacionam sexualmente puramente por instinto de preservação da espécie, quando sentem que a fêmea está no cio. E você? Qual a sua motivação para sua vida sexual, além do instinto animal?

Sexo é pulsão de vida. Nós, humanos, não nos relacionamos apenas para gerar filhos. Mas em termos metafóricos, que espécie de ser humano você é quando se relaciona sexualmente com alguém? Ou ainda, que espécie de ser humano você quer preservar?

 

Autoconhecimento e crescimento contínuo

Se você ficou ao menos curioso em saber como sair desta zona de conforto em que se encontrar, em sair do piloto automático e começar a se diferenciar dos outros animais, sendo de fato um “ser humano”, o único caminho é o autoconhecimento.

O autoconhecimento é uma jornada “para cima”. Depois que você der o primeiro passo, ela só terminará quando nossa missão nesta dimensão se encerrar.

Portanto, desejo-lhe uma ótima jornada para cima!!

 

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também de:

idosos

Idosos são todos iguais????

Se você observar um grupo de crianças pequenas da mesma idade, verá que são muito parecidas – todas na mesma fase do desenvolvimento: engatinhando, começando

Read More »

Assine e acompanhe nossos conteúdos

Pronto para a Mudança?