fbpx
gestão

Qual a importância da gestão de si mesmo para o seu desenvolvimento pessoal?

O que é gestão?

Muito tem se falado em gestão atualmente. Gestão de pessoas, gestão de carreira, gestão de qualidade, gestão de processos, gestão de conflitos, gestão de recursos humanos, gestão de custos, gestão de desempenho, e por aí vai.

Mas, o que é gestão, afinal de contas? Gestão significa gerenciamentoadministração, seja em uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas a ser gerida ou administrada, visando fazer com que alcancem os seus objetivos de forma efetiva, eficaz e eficiente.

Qual o objetivo de uma boa gestão?

O objetivo de uma boa gestão é de crescimento através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico. O conceito de gestão possui ligação direta com a administração dos recursos disponíveis na organização. Esses recursos podem ser tanto materiais e financeiros como humanos, tecnológicos ou de informação.

A função de um gestor é tirar o melhor proveito das estruturas, das tecnologias, do capital e das pessoas para alcançar as metas da organização no curto, médio e longo prazo. Para isso, o conceito de gestão está baseado em quatro pilares: planejamento, organização, liderança e controle.

Você gerencia a si mesmo?

Como ser líder de uma equipe, sem autogerenciamento? Conhecer a si mesmo e saber gerenciar sua vida pessoal e profissional é um desafio enorme e uma habilidade a ser aprendida.

A professora da IBE Conveniada FGV, Denize Dutra, coordenadora do MBA em Gestão Estratégica em Pessoas: Desenvolvimento Humano de Gestores, diz que é a partir de si mesmo que um líder deve liderar – “Gestão de si mesmo é a base da liderança – é a partir de si mesmo é a base da gestão do outro”.

Para ela, pessoas que não organizam sua própria agenda, não gerenciam seu tempo, suas relações ou seu próprio orçamento não podem liderar outras pessoas.

Desafios gerenciais para o século XXI

Peter Drucker, em seu livro “Desafios gerenciais para o sec. XXI”, tem um capítulo para tratar exclusivamente desse autogerenciamento, denominado “Gerenciar a si mesmo”. Ele próprio sugere o autogerenciamento como um dos fatores de sucesso na Era do Conhecimento.

“Como me vejo e como sou visto, quais são os meus valores, propósitos e objetivos, impactam diretamente em como lidero. Quem deseja ser respeitado deve cuidar da forma como trata os outros”, diz ele. Entendemos que podemos traduzir isto em “autoconhecimento”.

Para isso, os especialistas no assunto concordam que é fundamental a inteligência emocional (QE), muito mais do que a inteligência racional(QI). A QE começa com uma tomada de decisão e escolha dos caminhos que levam ao desenvolvimento desta habilidade.

Autogestão seria o mesmo que autoconhecimento?

E como fazer as escolhas certas, conhecer suas habilidades, competências, valores, sem o autoconhecimento?

Conhecimento é consciência. E autoconhecimento é a consciência de si mesmo, de quem você é, do que deseja, de seus valores e propósitos.

E antes de ter a consciência sobre o outro, é necessário estabelecer uma consciência real de si mesmo.

Um bom líder precisa conhecer seus liderados, mas acima de tudo precisa se conhecer primeiro, pois o autoconhecimento é a forma mais indicada para se alcançar o sucesso na liderança. A busca do autoconhecimento realiza transformações e coopera de maneira grandiosa no crescimento profissional, pois a partir desse momento oportunidades começam a aparecer.

Sem o mapa interno do autoconhecimento fica difícil navegar nos diversos mares do mundo corporativo, onde você enfrentará mar calmo, mas muitos mares turbulentos. Se você não conhece suas habilidades, competências e mesmo seus pontos que precisam ser desenvolvidos, ficará bem mais difícil.

E por que o autoconhecimento ou a gestão de si é fundamental para o seu desenvolvimento pessoal?

Grandes personalidades que fizeram grande diferença no mundo foram boas gestoras de si mesmas. Einstein, Beethoven, Leonardo Da Vinci, Martin Luter King, Thomas Edison para citar os clássicos. O ídolo e piloto brasileiro Airton Senna e o tenista Roger Federer são outros exemplos mais atuais.

Além do talento para o que faziam e grande dedicação, parte considerável do seu sucesso é decorrente da excelente gestão de si mesmos. Conheciam a si mesmos, antes de conhecer sua arte. Trabalhavam muito em seu desenvolvimento pessoal.

Mas fique tranquilo, não são somente famosos que possuem essa capacidade. Muitas pessoas comuns também são excelentes no gerenciamento de sua própria vida, carreira e negócios. São essas que alcançam o sucesso e a auto realização.

Citando novamente Peter Drucker, que trouxe grandes contribuições à administração moderna, a pedra angular para ser um bom gestor de si é o autoconhecimento.

E como conseguir o autoconhecimento?

Como vivemos em um mundo fluído, onde sobra informação e falta conhecimento, onde sobra superficialidade e falta profundidade, onde sobra isolamento e falta conectividade, não é tão simples assim. Porém é possível.

Talvez seja tão desafiador para a maioria das pessoas, porque, de modo geral, elas estão alienadas delas próprias. Vivem no “piloto automático”, conhecem pouco de si mesmas e quase nada dos outros. Algumas delas, não tem interesse de se autoconhecer, tampouco de se conectar verdadeiramente com o outro.

Nossa cultura nos incentiva a buscar soluções fora de nós

Um outro motivo talvez seja porque nossa cultura nos incentiva a buscar soluções fora de nós, no consumismo, na moda, na comida, e com isso temos cada vez mais pessoas ansiosas, depressivas, compulsivas por comida, bebida, sexo ou compras.

E você? Qual a sua escolha? Que tal, antes de buscar um curso de gestão, buscar o autoconhecimento?

Quer saber mais? Dê o primeiro passo. O autoconhecimento só tem data para começar. E este começa com um primeiro passo. Podemos lhe ajudar nesta caminhada. Nos procure!

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também de:

idosos

Idosos são todos iguais????

Se você observar um grupo de crianças pequenas da mesma idade, verá que são muito parecidas – todas na mesma fase do desenvolvimento: engatinhando, começando

Read More »

Assine e acompanhe nossos conteúdos

Pronto para a Mudança?