fbpx
decisões

Tudo o que você precisa saber para tomar as melhores decisões

O que o autoconhecimento tem a ver com as nossas decisões?

Talvez você já esteja cansado de ouvir falar de autoconhecimento. Mas por que continuamos batendo nesta tecla?

Simplesmente porque sem nos conhecermos, não temos como dirigir nossa vida. Seremos sempre dirigidos por outras pessoas.

Sabe aquela expressão de ser o protagonista de sua história? Pois é, não dá para ser o protagonista sem conhecer seu papel, sem conhecer as falas.

Se autoconhecer é entender porque você faz o que faz e decidir o que quer fazer.

Quem geralmente toma as decisões?

Você pensa que foi você que escolheu morar onde mora? Que foi você que escolheu esta profissão, este(a) companheiro(a), este emprego?

Pois sinto informa-lo que está enganado. Quem escolheu foi seu inconsciente.

Sim, isso mesmo. Antes que qualquer decisão chegue ao nosso consciente (mesmo aquela de se levantar para acender a luz), ela já foi tomada por nosso inconsciente.

Mais de 90% de nossa mente é inconsciente.

Mais de 90% de nossa mente é inconsciente. Lá se encontram todas as informações gravadas desde nossa concepção (e até antes), como um programa de computador. Tudo aquilo que ouvimos, vimos e sentimos por meio de nossos pais, avós, irmãos, professores, o ambiente onde vivemos até os 7 anos de idade, mais ou menos, fica gravado em nosso inconsciente.

De acordo com os gatilhos que recebemos nos dia a dia, nosso inconsciente aciona áreas de sobrevivência de nosso cérebro que nos faz tomar decisões.

E o livre arbítrio, não funciona?

A partir do momento em que a decisão feita pelo inconsciente chega ao consciente, ou seja, quando vamos agir em função daquela decisão, aí sim, podemos escolher, conscientemente, se fazemos ou não. Mas a escolha inicial já foi feita, inconscientemente.

Autoconhecimento e valores

Além disso, o autoconhecimento lhe permite identificar seus principais valores. Os valores são mutáveis ao longo de nossa vida e não são lineares – são hierárquicos.

Valores são suas próprias crenças pessoais e individuais, sobre o que é mais importante para você – certo, errado, bom, mau. Eles governam todo o seu estilo de vida – o julgamento do cérebro humano. É a chave mestra que libera a magia interior. Muitos são inconscientes. Compreendendo seus valores você compreenderá porque faz certas coisas.

Valores governam nossas decisões. As decisões governam nossa vida. Determinam nossas atitudes. Todos os nossos comportamentos visam atender nossos valores. Se seus comportamentos atuais não combinam com seus valores, você precisa modificar seus comportamentos para resolver o conflito.

Valores são características muito marcantes que você tem que fazem você fazer escolhas. Se nossas decisões (ao tomarmos consciência delas) forem congruentes com nossos valores, nossa vida fluirá, tudo acontecerá da melhor forma possível, sem conflitos. Porém, se estiverem incongruentes com os mesmos, teremos problemas. É como se a engrenagem de uma máquina travasse.

Como o autoconhecimento pode lhe ajudar a tomar decisões mais conscientes?

Nesta altura do campeonato você já deve ter entendido que, quanto mais consciência tivermos do que se passa em nosso inconsciente, mais clareza teremos na hora de tomarmos as decisões.

A maioria das decisões inconscientes são baseadas em nossas crenças limitantes e auto sabotadores. Por meio do autoconhecimento, você poderá identificar cada um e aprender a lidar com eles, transformando-os em crenças fortalecedoras e sábios, respectivamente.

Além do mais, o autoconhecimento nos permite conhecermos nossos principais valores para que possamos tomar decisões conscientes, de acordo com eles.

Isso tudo é só uma amostra do que o autoconhecimento pode fazer por você.

Quer saber mais? Nos escreva, teremos prazer em ajuda-lo nesta jornada.

 

Gostou? Compartilhe!

Você pode gostar também de:

idosos

Idosos são todos iguais????

Se você observar um grupo de crianças pequenas da mesma idade, verá que são muito parecidas – todas na mesma fase do desenvolvimento: engatinhando, começando

Read More »

Assine e acompanhe nossos conteúdos

Pronto para a Mudança?